quarta-feira, 27 de abril de 2011

ADOLPHE FERRIERE, LEV VIGOTSKY

ADOLPHE FERRIERE
O trabalho pedagógico de Ferriere está estreitamente ligado ao movimento da Escola Nova, na medida em que é difícil separar as idéias de cada um dos seus idealizadores. Para Ferriere a escola é como uma família num internato criado no campo, onde a experiência da criança serve como uma base para a educação intelectual, através da correta utilização dos trabalhos manuais. A Escola Nova reconhece a criança como a única realidade em torno do qual se deve efetuar a programação educativa e profissional docente, idéia bastante defendida por Ferriere. Segundo ele, a educação é "Paidocêntrica", longe do tradicional pedagógico. O educador deve acompanhar todo o esforço da criança, e orientar o processo educativo. As características mais notáveis dessa educação são: atividade, vitalidade, liberdade, individualidade, comunidade.

LEV VIGOTSKY

A obra do psicólogo ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças. A corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Se dedicou ao tema da evolução da capacidade de aquisição de conhecimento pelo ser humano.

Relação homem-ambiente: um ser se forma em contato com a sociedade. "Na ausência do outro, o homem não se constrói homem". A formação se dá numa relação entre o sujeito e a sociedade a seu redor - ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.  Sua teoria se refere à interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente.
Outro conceito-chave de Vygotsky é a mediação, que diz que toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos. Para Vygotsky, deve- se ensinar ao aluno o que ele ainda não sabe e nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o aprendizado vem antes. "Ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno e ir além de sua capacidade é inútil". O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário