quarta-feira, 27 de abril de 2011

CONSTRUTIVISMO, EMILIA FERREIRO, COGNITIVISMO

CONSTRUTIVISMO
Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Parte da idéia de que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio.
O Construtivismo na Educação: Em suma, construtivismo abrange a idéia do “em processo”, ou seja, do estar se construindo, no campo educacional, é a idéia do conhecimento como algo não finito. O construtivismo acredita que o conhecimento e todo o processo educacional, é construído a partir de realidades sociais. Em uma visão não construtivista a resposta ou mensagem do professor é o que interessa, já na visão construtivista, é a pergunta ou situação problema que ele desencadeia nas crianças.
EMILIA FERREIRO
Emilia Ferreiro é uma psicóloga argentina construtivista que realizou estudos sobre leitura e a escrita. As teorias desenvolvidas por ela e seus colaboradores abandonam as concepções mecanicistas sobre o processo de alfabetização. Do ato de ensinar, o processo desloca-se para o ato de aprender por meio da construção de um conhecimento que é realizado pelo educando, que passa a ser visto como um agente e não como um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é "ensinado". O problema que tanto atormenta professores que é o dos diferentes níveis em que normalmente os alunos se encontram e vão se desenvolvendo durante o processo de alfabetização, assume importante papel, já que a interação entre eles é fator de suma importância para o desenvolvimento do processo. Segundo ela, a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas.
COGNITIVISMO
É a capacidade do ser humano de adquirir conhecimento; ato ou processo de conhecer que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, reprodução de conhecimento, criatividade, linguagem e resolução de problemas. Assim, o Cognitivismo estuda os processos mentais que estão por detrás do comportamento. A Psicologia cognitiva possibilita o entendimento de como a criança aprende, sendo possível assim melhorar a didática do professor.

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