quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociais da Educação!

Nessa disciplina do professor Sidinei, fizemos um momento de reflexão sobre o homem, seu desejo de saber, a contribuição da filosofia na educação.
Escolhemos algumas, entre tantas palavras que fluíram do texto em debate do professor e dos colegas, para fazermos nosso acróstico, que tem por objetivo instigar como essas palavras interligam-se em nosso saber.
Para Maria Lúcia Aranha(1989), atualmente, o homem da era tecnológica, cujo saber vem da ciência, é dono de um imenso saber sobre a natureza que foi sendo edificado desde o inicio dos tempos. Porém, o saber construído quando utilizado de forma negativa, ou sem muito escrúpulo, sem sempre expressa sabedoria. O homem sabe como fazer, mas muitas vezes, não pensa sobre a necessidade real do que faz. Acaba assim, se tornando escravo de seu próprio fazer. Nessa perspectiva, podemos concluir o quão importante é o gesto de refletir e problematizar nossa relação com a natureza, as invenções efetivadas, a educação, a cultura e tudo mais que vamos expressando através de nossas ações.

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