sexta-feira, 29 de abril de 2011

REALISMO, TOMÁS DE AQUINO

REALISMO

            Realismo é o nome dado às doutrinas que defendem a tese de que existe um conjunto de dados, ou um agrupamento de coisas, que estão “fora” do “espírito” humano e que, mesmo assim, podem explicar como se adquire Conhecimento e o que é o próprio Conhecimento.
            O realismo é a atitude espontânea de todo ser humano ante a pergunta que fazemos: quem existe? A essa pergunta a resposta espontânea do homem é dizer que existe este copo, esta lâmpada, este senhor, esta mesa, o sol; tudo isto existe. Pois a essa resposta espontânea que dá o ser humano à pergunta metafísica, confere Aristóteles finalmente, ao cabo de quatro séculos de meditação filosófica, a forma mais perfeita, mais completa, melhor construída e mais satisfatória que conhece a história do pensamento. Pode-se dizer que a realização da metafísica realista encontra em Aristóteles sua forma mais acabada. Esta forma vai vigorar no pensamento da humanidade até chegar outra radicalmente nova para substituí-la.

TOMÁS DE AQUINO (1225-1274)

            Doutor da Igreja inverteu prioridades no pensamento medieval, dando ênfase ao mundo real e ao aprendizado pelo raciocínio. Nessa época, houve uma miscigenação cultural, com os sábios árabes adentrando à Europa. Em oposição aos princípios de Santo Agostinho (a certeza da própria existência espiritual; tirando daí uma verdade superior, imutável, condição e origem de toda verdade particular), conciliava a fé cristã com o pensamento do grego Aristóteles, o qual cristianizou através da releitura de sua obra aliado a religiosidade.
            Para ele, o conhecimento humano se dividia em dois: o sobrenatural (ou sensível), ensinado pela fé (ou captado pelos sentidos), e o natural, à luz da razão. Para Tomás, não havia contradição entre essas formas de conhecimento, pois ambas vinham de Deus.
            Foi o grande nome da filosofia escolástica (Escolástica - Corrente Filosófica que surgiu a partir da Patrística, a filosofia dos Padres da primitiva Igreja Católica. Seu principal objetivo era conciliar os dogmas da Fé com o Raciocínio ou Razão), cujo pensamento privilegiou a atividade, a razão e a vontade humana. As matérias ensinadas nas escolas medievais eram representadas pelas chamadas artes liberais, divididas em trívio - gramática, retórica, dialética - e quadrívio - aritmética, geometria, astronomia, música. A idéia, transportada para a educação, introduz um princípio pedagógico moderno e revolucionário para seu tempo: o de que o conhecimento é construído pelo estudante e não simplesmente transmitido pelo professor.
            Cada ser humano, segundo ele, tem uma essência particular, à espera de ser desenvolvida, e os instrumentos fundamentais para isso são a razão e a prudência. Esse, para Tomás de Aquino, era o caminho da felicidade e também da conduta eticamente correta. São Tomás foi um Pensador vinculado à Religião, contudo deixou clara sua aprovação à idéia desejável e benéfica de haver total separação entre Igreja e Estado, o Direito e a Moral Cristã e, óbvio, entre a Teologia e a Filosofia. Embora tenha afirmado a inteiração entre o “Teísmo Cristão” e o “Rigoroso Naturalismo de Aristóteles”, pregava a desvinculação entre as questões espirituais e as materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário