quarta-feira, 27 de abril de 2011

REALISMO, EVOLUCIONISMO, DARWIN E SPENCER

REALISMO

O Realismo é uma teoria filosófica que declara que o sujeito no ato de conhecer, capta o objeto que lhe é exterior e independente. Assim para o Realismo o objeto do conhecimento não faz parte do sujeito e pode ser conhecido na sua realidade e independência. A possibilidade de a realidade não ser tal e qual como nos aparece em virtude de elementos do sujeito que interferem no conhecimento. A percepção é comum a vários indivíduos, o que só é possível se existirem os objetos; as percepções não dependem da nossa vontade, mas sim dos objetos; os objetos da nossa percepção são diferentes da percepção propriamente dita, continuando a existir mesmo que os não estejamos a percepcionar.

EVOLUCIONISMO

A teoria da evolução busca explicar o mecanismo que propiciou a imensa variedade de seres vivos que compõem a biosfera. Em outras palavras, a teoria afirma que as espécies animais e vegetais não são imutáveis. O primeiro evolucionista foi o Frances Lamarck que, apesar das ideias errôneas, faz parte desses estudos.
CHARLES ROBERT DARWIN (12/02/1809 – 19/04/1882)
Naturalista inglês que, depois de uma longa viagem as ilhas Galápagos, observando os seres vivos, publicou o livro A origem das espécies, que pôs em evidência o papel da seleção natural no mecanismo da evolução. Através deste processo de seleção natural, as espécies tendem, lentamente, a ir sofrendo transformações, tornando-se cada vez mais adaptadas às mudanças impostas pelo meio. Dedicou 20 anos as suas pesquisas e é um dos maiores cientistas de todos os tempos.
HERBERT SPENCER (27/4/1820 – 08/12/1903)
Filósofo inglês e um dos representantes do positivismo. Admirador de Charles Darwin e autor da expressão sobrevivência do mais apto, aplicou à sociologia ideias que retirou das ciências naturais, criando um sistema de pensamento muito influente a seu tempo. Suas conclusões o levaram a defender a primazia do indivíduo perante a sociedade e o Estado, e a natureza como fonte da verdade, incluindo a verdade moral. Spencer buscou no evolucionismo os mecanismos e objetivos da sociedade, e defendeu o ensino da ciência para formar adultos competitivos.

Um comentário: