quarta-feira, 27 de abril de 2011

PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTISTA, HENRI WALLON, ÉDOUARD CLAPARÈDE

PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTISTA
IMPORTÂNCIA:  Colaborar para o entendimento dos processos biológicos e culturais. O Professor que compreende o modo de agir e pensar da criança obterá uma melhor qualidade de trabalho. criança como um ser que aprende e se desenvolve: O professor precisa compreender a criança como um ser em desenvolvimento e levar em conta as condições de existência de cada um. 
HENRI WALLON   

Militante apaixonado, o médico, psicólogo e filósofo francês mostrou que as crianças têm também corpo e emoções (e não apenas cabeça) na sala de aula. Falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social) às crianças foi uma verdadeira revolução no início do século passado comandada por um médico, psicólogo e filósofo francês chamado Henri Wallon (1879-1962). Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. A afetividade é um dos principais elementos do desenvolvimento humano.

ÉDOUARD CLAPARÈDE

Édouard Claparède (1873-1940) cientista suíço defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento. Claparède tinha formação em medicina e pretendeu construir uma teoria científica da infância. "Ele achava que a educação deveria passar por uma ‘revolução copernicana’, deixando de ter o professor como centro para gravitar em torno do aluno".

Adequação ao ambiente: Claparède defendia uma abordagem funcionalista da psicologia, pela qual o ser humano é, acima de tudo, um organismo que "funciona". "Claparède defendia o estudo dos processos psicológicos como funções de adaptação ao ambiente". Esse raciocínio levou Claparède a formular a lei da necessidade e do interesse, ou princípio funcional, que o tornou conhecido. Segundo ela, toda atividade desenvolvida pela criança é sempre suscitada por uma necessidade a ser satisfeita e pela qual ela está disposta a mobilizar energias.
Aprendizado ativo: Compartilhava a pregação por uma escola que chamavam de "ativa", na qual a aprendizagem se dá pela resolução de problemas. "Seja qual for a atividade que se queira realizar na sala de aula, deve-se encontrar um meio de apresentá-la como um jogo", sugeriu Claparède. "Ele sustentava a idéia, totalmente nova para sua época, de que o sujeito psicológico é um sujeito ativo".

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