quarta-feira, 27 de abril de 2011

JEAN PIAGET

JEAN PIAGET

O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget. Ele nunca atuou como pedagogo. Dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno.

Estágios de desenvolvimento
Um conceito essencial da epistemologia genética é o egocentrismo, que faz com que a noção de responsabilidade individual, indispensável para a autonomia moral da criança, seja adquirida.
Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo:
1.      O estágio sensório-motor (vai até os 2 anos): percepção de si mesmo e objetos a sua volta.
2.      O estágio pré-operacional (vai dos 2 aos 7 anos): a criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa.
3.      O estágio das operações concretas (dos 7 aos 11 ou 12 anos): Domínio dos conceitos de tempo e número.
4.      O estágio das operações formais (começa por volta dos 12 anos): Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.

Um comentário: